SOBRE OS AUTORES

Neyza Bravo Mendes Furgler Estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Cursou, ainda, Matemática e Estatística aplicadas às Ciências Biológicas, na Faculdade de Higiene da Universidade de São Paulo; Escalas Sociométricas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo: e “Comportamento do Consumidor” na FEA – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Como profissional ligada à área de pesquisa, foi diretora de Pesquisas e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE.

Trabalhou também na Editora Abril, em seu ultimo cargo como gerente de Serviços de Marketing, e na Abril Cultural como assistente de pesquisa da Divisão de Educação.

Foi coordenadora do Setor de Informações da CBB&A. chefe de pesquisa de mídia na DPZ Propaganda e pesquisadora de mídia na Untas Publicidade Internacional.

Em 1968, trabalhou em Azzi & Marchi, sendo, também, durante esse período, assistente do professor Alvaro Marchi na cadeira de Estatística, no Centro Regional de Pesquisas Educacionais – CRPE.

Ex-presidente, ex-diretora-tesoureira, conselheira para a gestão 1991-1995 e diretora suplente para a gestão 1993-1995 da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado – SBPM, da qual é sócia fundadora.

Membro da European Society for Opinion and Marketing Research ESOMAR, da qual foi a “Press-Officer” no Brasil para o biênio 1989-1991.

Izacyl Guimarães Ferreira

Izacyl Guimarães Ferreira foi publicitário durante quase trinta anos.

Estudou Direito, Letras, Documentação e Marketing, no Brasil e no exterior.

Nas agências McCann-Erickson – onde trabalhou por dezessete anos, nos escritórios do Rio de Janeiro, Nova York, Cleveland, Montevidéu, Caracas, Lima e São Paulo –, MPM, Castelo Branco e Salles Inter-Americana, foi redator, executivo de contas, diretor de criação e de planejamento. Nessas agências, ocupou também cargos administrativos desde 1962.

Lecionou planejamento e dirigiu os cursos da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo entre 1966 e 1969, sob a presidência de Rodolfo Lima Martensen, e novamente entre 1980 e 1981, na pós-graduação e na diretoria executiva, sob a presidência de Otto Scherb.

Para o Grupo de Mídia, como membro do seu Conselho Deliberativo, coordenou em 1976 o II Encontro Brasileiro de Mídia.

Ainda no âmbito da publicidade, foi vice-presidente da APP entre 1980 e 1984.