Neyza Bravo Mendes Furgler
Estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Cursou, ainda,
Matemática e Estatística aplicadas às Ciências Biológicas, na Faculdade de Higiene da Universidade de São Paulo;
Escalas Sociométricas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo: e “Comportamento
do Consumidor” na FEA – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
Como profissional ligada à área de pesquisa, foi diretora de Pesquisas e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro
de Opinião Pública e Estatística – IBOPE.
Trabalhou também na Editora Abril, em seu ultimo cargo como gerente de Serviços de Marketing, e na Abril
Cultural como assistente de pesquisa da Divisão de Educação.
Foi coordenadora do Setor de Informações da CBB&A. chefe de pesquisa de mídia na DPZ Propaganda e
pesquisadora de mídia na Untas Publicidade Internacional.
Em 1968, trabalhou em Azzi & Marchi, sendo, também, durante esse período, assistente do professor Alvaro
Marchi na cadeira de Estatística, no Centro Regional de Pesquisas Educacionais – CRPE.
Ex-presidente, ex-diretora-tesoureira, conselheira para a gestão 1991-1995 e diretora suplente para a gestão
1993-1995 da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado – SBPM, da qual é sócia fundadora.
Membro da European Society for Opinion and Marketing Research ESOMAR, da qual foi a “Press-Officer” no
Brasil para o biênio 1989-1991.
Izacyl Guimarães Ferreira
Izacyl Guimarães Ferreira foi publicitário durante quase trinta anos.
Estudou Direito, Letras, Documentação e Marketing, no Brasil e no exterior.
Nas agências McCann-Erickson – onde trabalhou por dezessete anos, nos escritórios do Rio de Janeiro, Nova
York, Cleveland, Montevidéu, Caracas, Lima e São Paulo –, MPM, Castelo Branco e Salles Inter-Americana, foi
redator, executivo de contas, diretor de criação e de planejamento. Nessas agências, ocupou também cargos
administrativos desde 1962.
Lecionou planejamento e dirigiu os cursos da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo entre
1966 e 1969, sob a presidência de Rodolfo Lima Martensen, e novamente entre 1980 e 1981, na pós-graduação
e na diretoria executiva, sob a presidência de Otto Scherb.
Para o Grupo de Mídia, como membro do seu Conselho Deliberativo, coordenou em 1976 o II Encontro
Brasileiro de Mídia.
Ainda no âmbito da publicidade, foi vice-presidente da APP entre 1980 e 1984.