APRESENTAÇÃO
DA SEGUNDA EDIÇÃO

Como se chama mesmo aquela citação curta com a qual muitos escritores iniciam um livro ou um capítulo?

Ah! Sim. Epígrafe. Uma delas, por qualquer motivo, eu nunca esqueci: “Escrevo com o dicionário. Sem dicionário, não posso escrever – como escritor”. Esta frase de Gilberto Amado, bela e algo misteriosa, foi usada por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira para abrir o seu magnífico dicionário, um dos livros mais importantes jamais escritos no Brasil.

Quando olho para a primeira edição do Dicionário de Mídia, uma modesta contribuição da Rede Globo ao desenvolvimento do mercado publicitário de duas décadas atrás, fico pensando em quantos publicitários escreveram seus planos mergulhando nos verbetes elegantemente talhados por Neyza e Izacyl em incontáveis reuniões, realizadas geralmente nas manhãs de quarta-feira, no velho endereço da CBBA, em São Paulo.

Não cheguei a participar daquelas reuniões, mas posso imaginar, em primeiro lugar, que eram divertidas, porque bom humor é ingrediente que não falta na despensa dos autores. Imagino também que eram sérias, porque Neyza e Izacyl com certeza tinham em mente a relevância do que faziam. Afinal, a década de 70 foi uma época fervilhante para a nossa atividade, onde todos nós, de uma forma ou de outra, estávamos preocupados em olhar mais à frente, em estabelecer novos paradigmas, em abrir novos horizontes.

Vinte anos passados, a importância do Dicionário de Mídia é um fato. Que o digam os pedidos regulares que a redação de Mercado Global recebe, solicitando exemplares há muito esgotados. Que o digam os incontáveis empréstimos sem devolução, sumiços misteriosos e até páginas arrancadas, histórias que muitos profissionais de mídia acima de uma certa faixa etária têm para contar.

A segunda edição deste Dicionário espera por um termo a essas histórias, mas, imodestamente desta vez, iniciar uma nova série de “empréstimos” e sumiços. Prometemos, contudo, não retardar por mais vinte anos a terceira edição.

Octávio Florisbal

Superintendente Comercial da Rede Globo